A Incrível História da Menina Sem História

Trailler A Incrível história da menina sem história

 https://www.youtube.com/watch?v=dMkNNoU8b84


*******************************************************

A incrível história da menina sem história

2° encontro de roteiro - Módulo I

Com a presença do Cineasta Noilton Nunes!


*******************************************************************************************

A incrível história da menina sem história

1° encontro de roteiro - Módulo I



*******************************************************************************************


O Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso completa, em junho de 2011, 5 anos de existência. Ao longo destes anos, a inspiração e aspiração daqueles que participaram e participam do espaço – estudantes, bolsistas, professores, artistas, ativistas, colaboradores, parecem criar rastros num caminho, nem sempre coeso ou determinado, mas que indicam um elo fundamental nos espaços formativos – o ato da criação.O saber do artífice, sem referendos.

Fazer ruído, para nós, já está muito bom. Traçar riscos. E juntar, juntar gente, grupos, instituições, projetos. Juntar pela aposta no poder constituinte, na multidão.

Juntar pela alegria e pelo prazer de estar – junto. Bem inalienável.

Desta forma, além da celebração da 23ª Mostra Permanente de Cinema – Em Cena, a intensificação das ações de cineclubismo e as parcerias advindas deste ativismo, a crescente consolidação da Webrádio Paraíso, com 10 programas em andamento, o projeto do drive in itinerante Mirarte e da revista eletrônica Averno (em construção), apresentamos, mais uma vez, nossa agora

5ª Oficina de Produção Audiovisual.

Durante as quatro primeiras oficinas, a intenção de oferecer suporte criativo e técnico para o ato da produção cinematográfica atendeu às demandas que surgiram de forma endógena e aleatória. Assim, a partir de uma oficina de noções gerais, seguiu-se a de Educomunicação, a de Webjornalismo e a de Filme de Bolso. Educação, informação na rede e literatura no cinema foram os motes destas últimas. Se deste processo, oito pequenos curtas foram idealizados ( ) e realizados pelos estudantes, identificamos, com alegria, a tênue formação de um diversificado grupo, cujos partifíces circulantes parecem instigados a dar continuidade aos projetos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do Laboratório, bem como, propor novas intervenções e ações, de forma autônoma, por convicção e em meio a um coletivo, por princípio.

Assim surgiu o desejo de compartilhar, em formato de oficina, todo o processo de criação e produção do curta :
A incrível história da menina sem história
roteiro inicial e direção:
Monique Franco & Daniela Araujo





“Menina de longe e de perto

De brincos e sapatos

Do finito infinitamente elevado
Brinca com o vento e com o sol”


*******************************************************************************************

Baixe aqui o material da oficina.
O Guia de produção do seu filme de bolso!


*******************************************************************************************

Na 4ª Oficina de produção audiovisual Claquete – Filme de bolso & Literatura, Cinema e Formação de Professores buscamos ampliar os espaços de interlocução e intervenção – a escola e a literatura. Idealizada para atender estudantes de estágio supervisionado, sobretudo da Licenciatura em Letras, a oficina contará com três módulos articulados. Num primeiro momento serão apresentados elementos básicos para potencializar (produção e divulgação) o uso de uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano de nossas escolas: máquinas fotográficas digitais e telefones celulares. As novas mídias dialogam, no segundo módulo, com a literatura e com o cinema trazendo para dentro da sala de aula, clássicos da literatura adaptados para o cinema (leitura e exibição), e a proposta de confecção, por parte de todo o grupo envolvido (professores e estudantes da escola e da universidade), de uma pequena adaptação literária para a narrativa cinematográfica (curta) realizada a partir das ferramentas vivenciadas no primeiro módulo. O terceiro módulo fecha o círculo com reflexões e desdobramentos. A cartilha – Filme de bolso, de Daniela Araújo, ilustrando de forma didática todas as etapas deste tipo de produção será lançada na ocasião.