quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MAIS BEIJO BEIJO ASSIM




Descrição
Movimento: Mais Beijo, Beijo Assim...

.Intervenção Urbana

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer do tempo e se estruturando. Mais do que um marco espacial, a intervenção urbana estabelece um marco de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções por meio de adesivos (stickers - adesivos) até grandes instalações artísticas.

Inspirados nesse tipo de proposta, o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, parte integrante do Núcleo Interdisciplinar Resistência & Arte (FFP/UERJ/CNPq), traz a ideia do movimento artístico e provocativo no ambiente público, utilizando a técnica do stencil com uma imagem em foco e uma pequena frase fácil de memorizar e com um significado sensível.

A frase é parte de uma poesia sobre do amor, carinho e afeto. Sobre o encontro do beijo. Assim como o Mais Amor Por Favor, criado em 2009, na grande São Paulo, pelo artista plástico Ygor Marotta que, segundo o mesmo, nasceu devido a necessidade de um principio básico para que possamos conviver em sociedade - o amor, o movimento : Mais Beijo, Beijo Assim, celebra o marco do beijo e incita Mais Beijo, Beijo Assim.

.Escolha da imagem

A representação imagética escolhida é o beijo. O beijo é a forma de dizer eu te amo sem palavras. Não o beijo com diferenciação entre idades ou gêneros. Mas um beijo que represente todos os beijos. Dois lábios se tocam com ternura e simplicidade, evocando o mais belo sentimento eternamente buscado por todos: o amor.

.Provocação

Os muros e demais espaços, inicialmente da cidade do Rio de Janeiro e adjacências, colocarão em questão as percepções acerca do objeto artístico provocando o olhar com a singela mensagem que pretende modificar os espaços já não vistos com tanta atenção em meio à rotina das pessoas. Com essa experiência procuramos produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade que não as da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Com essa experiência celebramos o beijo. E que o beijo corra cidades em todos os lugares do mundo. A rede receberá os registros dos espaços em que o Mais Beijo, Beijo Assim foi grafitado.
Mais Beijo, Beijo Assim será uma corrente, um viral positivo, um movimento pelas cidades que mobilize as pessoas no caminho para o trabalho, para a escola, para o mercado, para a vida. Um contágio de beijo.

Machado de Assis disse: “A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada.”
Alfred de Musset acreditava que “a única linguagem verdadeira no mundo é o beijo.”

.Mudanças

Se há uma vontade de transformação no mundo que ela comece com o amor. Amor fraterno, amor de mãe, de pai, amor de namorados, de amigos, de colegas, de desconhecidos, enfim, amor de verdade. Com essa intervenção, além de celebrar o beijo, o Beijo Assim, como marco decisivo na história e memória de cada um de nós, pretendemos que as pessoas deem mais atenção ao próximo e que exerçam suas vivências com amor e sensibilidade.

Essa é a mensagem do Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso.

Marco do inicio da intervenção: do dia 28 de fevereiro para o dia 1 de março de 2013 – Urca – Rio de Janeiro

PARTICIPE! DIVULGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário